CARREGANDO

Digite para buscar

Saiba como recuperar o recibo da sua declaração do Imposto de Renda

Ao enviar a declaração do Imposto de Renda para a Receita Federal, o contribuinte recebe uma sequência de 12 dígitos que identificam o documento.

Apesar dessa numeração não ser exigida ao declarar no ano seguinte, caso haja interesse em acompanhar o processamento da declaração pela internet ou realizar a retificação, essa informação será necessária.

Recuperar recibo da declaração

Por isso, explicaremos a seguir quatro maneiras de localizar o número de identificação do recibo.

Portal e-CAC

É possível acessá-lo através do Centro de Atendimento Virtual (e-CAC), no entanto, é preciso já possuir um cadastro prévio ou certificado digital.

Computador

Se você gravou e enviou a declaração a partir de um computador, a informação está gravada na pasta “C:\Arquivos de Programas\Programas RFB\IRPF20inserir o ano correspondente\transmitidas”, criada no ano em que o contribuinte enviou a declaração.

Neste caso, basta acessar o programa IRPF, da Receita Federal, clicar em “declaração”, no canto superior esquerdo, em seguida “imprimir” e depois em “recibo”.

Feito isso, abrirá uma janela com o número do recibo. Mas lembre-se, essa opção só será possível caso o contribuinte esteja utilizando o mesmo disco rígido que foi utilizado no momento de gravação e envio da declaração.

Dispositivo móvel

Com o avanço tecnológico, desde 2013 é possível enviar a declaração por meio de dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Para isso, é preciso baixar o aplicativo Meu Imposto de Renda.

Se o usuário possui o sistema operacional android, o arquivo estará na pasta /download. Ao encontrá-lo, basta clicar sobre ele para acessá-lo.

Se foi utilizado um dispositivo com sistema operacional iOS, a declaração estará na pasta de arquivos do programa do Imposto de Renda. Para localizá-lo, é necessário utilizar o iTunes.

Ainda vale lembrar que, para este procedimento funcionar, é necessário que o aplicativo Meu Imposto de Renda esteja instalado. Além disso, é preciso que as cópias da declaração e recibos tenham sido baixados e mantidos no dispositivo.

Comparecer em uma das unidades da Receita Federal

Se as três opções apresentadas não forem adequadas para a recuperação do arquivo, será necessário comparecer a uma das unidades de atendimento da Receita Federal localizadas em todo o país. Confira as unidades disponíveis.


Como dito anteriormente, apesar de não ser requisito obrigatório ao declarar Imposto de Renda, guardar o número do recibo é um procedimento de segurança recomendado pela Receita.

Para isso, você pode salvar a declaração em formato PDF e armazená-la em um pendrive ou HD, de modo a manter sempre uma cópia.

Fonte: Receita Federal