CARREGANDO

Digite para buscar

Saiba como recuperar o recibo da declaração do IR

Ao enviar a declaração do Imposto de Renda para a Receita Federal, o contribuinte gera também um recibo. Este documento é identificado através de uma sequência de 12 dígitos. Apesar dessa numeração não ser exigida ao declarar no ano seguinte, é a partir dela que o contribuinte faz o acompanhamento e, se necessário, a retificação da declaração.

recuperar o recibo da declaração

Portanto, se o declarante não imprimiu ou salvou em seus meios digitais, é possível recuperar o recibo da declaração através de três formas:
– No portal e-Cac;
– No computador que foi utilizado para enviar a declaração em questão;
– Nas unidades da Receita Federal.

Portal e-Cac:

Para recuperar o recibo da declaração através do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), o declarante deve possuir certificado digital ou código de acesso gerado anteriormente. No site, é possível acessar essa e outras informações.

Computador

Ao abrir a versão do programa IRPF da Receita Federal usada para preencher e enviar a declaração, clique em “Declaração”, no canto superior esquerdo. Em seguida, clique em “Imprimir” e selecione “Recibo”. Feito isso, abrirá uma janela com número do recibo e informações do contribuinte, é só clicar duas vezes.

Os dados também ficam armazenados no disco rígido do computador que foi utilizado para transmitir a declaração. Portanto, é possível recuperar o recibo através dos seguintes comandos: Disco Local > Arquivos de Programa RFB > IRPF (e o ano correspondente) > Transmitidas.

Nessa pasta, haverá o recibo da declaração enviada em dois formatos, é só escolher o que preferir. Mas lembre-se, essas opções serão possíveis caso o contribuinte esteja utilizando o mesmo computador ou disco rígido (HD) que foi utilizado no momento de preenchimento e transmissão da declaração.

Unidades da Receita Federal

Se por estes meios não for possível recuperar o recibo da declaração, será necessário comparecer a uma das unidades de atendimento da Receita Federal. Para isso, verifique as unidades disponíveis e a possibilidade de atendimento presencial.

Pensando nas complexidades que envolvem essa obrigação tributária, nós, da DeclareFacil, criamos uma plataforma que transforma o preenchimento e entrega da declaração em algo simples, que pode ser feito por qualquer pessoa e sem contratação de contadores.

Além disso, diferente do programa ou aplicativo da Receita Federal, que precisam ser atualizados, ao transmitir sua declaração em nossa plataforma, não será necessário o número do recibo ou consulta a diversos sites. O acompanhamento do processamento do documento é feito no mesmo ambiente do preenchimento e transmissão, deixando essa obrigação tributária mais prática, sem perder a segurança.


Acesse já nossa plataforma!