O prazo de entrega da declaração do IR terminou às 23h59, no dia 30 de junho. No entanto, a passagem do “ciclone bomba” em Santa Catarina, entre os dias 30 de junho e 1 de julho, estabeleceu nova data para os atingidos.
O fenômeno meteorológico produziu ventos de quase 170 km/h em algumas regiões do estado, gerando prejuízos materiais e mortes. Com isso, o governador Carlos Moisés declarou estado de calamidade pública, conforme publicação no Diário Oficial de Santa Catarina.
Neste cenário, a Receita Federal estendeu o prazo de entrega da declaração do IR para os moradores de Santa Catarina, que poderão enviar o documento até o dia 30 de setembro de 2020, sem pagamento de multa. A decisão leva em consideração a impossibilidade de envio, visto a queda de energia e corte de internet em metade do estado.
A data final para envio da declaração coincide com o pagamento do último lote da restituição. Mas, até agora, a Receita não divulgou nenhuma informação sobre o assunto.
Os parâmetros de obrigatoriedade continuam os mesmos do ano passado, portanto, está obrigado a entregar a declaração quem:
Com todas as informações em mãos, o declarante evita que o processo de preenchimento seja interrompido a todo momento, além de economizar tempo na tarefa e evitar inconsistências.
Este item pode parecer simples, mas há quem não esteja com toda documentação necessária no momento de declarar, então, separe:
Para declarar algum dependente, é preciso o nome completo, CPF e data de nascimento. Lembre que se não houver o número do CPF, independente da idade, a pessoa não poderá ser incluída.
Tendo em vista que os rendimentos podem ser oriundos de diferentes fontes, reúna os informes sobre:
Considerados uma mão na roda no momento de dedução, os recibos das despesas dedutíveis devem conter a assinatura e CPF/CNPJ do profissional que prestou o serviço. Ou ainda, é possível utilizar a nota fiscal.
Quem realizou compra ou venda, seja de imóvel ou automóvel, precisa declarar essas informações. Para isso, veja os comprovantes da negociação e procure:
Como explicamos, a prorrogação do prazo de entrega da declaração foi estabelecida somente no estado de Santa Catarina. Mas se você está em outra região e não declarou, ainda dá tempo de ficar em dia com o fisco através da nossa plataforma.
Nela, você faz o Imposto de Renda sem contador, de forma prática e intuitiva, além de contar com benefícios exclusivos. Ah, os catarinenses também podem contar com a nossa ferramenta, que oferece o serviço de forma totalmente gratuita!