CARREGANDO

Digite para buscar

Veja como recuperar o número do recibo da última declaração

Está chegando o momento de declarar o Imposto de Renda, e com isso, alguns contribuintes também precisam ter em mãos o número do recibo da última declaração.

número do recibo da última declaração


Para quem não sabe, o número do recibo é uma sequência de doze dígitos, gerada logo após a entrega da declaração. Apesar da numeração não ser obrigatória no momento de declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), ela é necessária para realizar a declaração retificadora ou acompanhar a situação da declaração no site da Receita Federal. 

Dessa forma, se o declarante não salvar ou imprimir o comprovante de entrega, é possível recuperar o número do recibo da última declaração através de três maneiras:

  1. No Centro Virtual de Atendimento ao Cliente (e-CAC);
  2. Através do computador ou dispositivo móvel utilizado para enviar a declaração;
  3. Nas unidades da Receita Federal.

Passo a passo para recuperar o número do recibo da última declaração


Portanto, veja a seguir o passo a passo para recuperar o recibo através das três opções citadas.

Recuperando através do portal e-CAC


Para recuperar o recibo de entrega através do
e-CAC, é preciso possuir certificado digital, código de acesso ou cadastro no gov.br. Caso não possua, veja como gerar o código de acesso ao e-CAC

Ao acessar o portal da Receita, clique em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”, localizado no canto superior direito. Em seguida, selecione “Cópia do recibo de entrega”, disponível no menu de opções “Documentos”. 

Pronto, é possível anotar ou imprimir o recibo da declaração anterior. 

Computador ou dispositivo móvel utilizado para enviar a declaração


Para que o contribuinte possa recuperar o recibo da última declaração através dessa opção, é imprescindível que o computador ou dispositivo móvel seja o mesmo utilizado para enviar o documento. Isso porque as informações ficam gravadas no disco rígido (HD) do aparelho. 

Tendo isso em mente, no computador, o declarante deve acessar o Disco Local e, em seguida, procurar pela pasta “Programa RFB”. Ao selecioná-la, clique em IRPF (e o ano correspondente) e, por fim, em “Transmitidas”. Na pasta haverá o recibo da declaração em dois formatos, basta escolher o que deseja. 

Além disso, também é possível utilizar o próprio programa da Receita utilizado para transmitir a declaração. Neste caso, ao abri-lo, clique em “Declaração” e, em seguida, em “Imprimir”. Depois, selecione a opção “Recibo”. Pronto, será aberta uma janela com o número do recibo a as informações do declarante, é só clicar duas vezes para ter acesso. 

Para quem transmitiu o documento através do aplicativo Meu Imposto de Renda, da Receita, em um dispositivo móvel Android, é necessário acessar a pasta \download e localizar o arquivo. Ao encontrá-lo, basta clicar sobre ele e anotar as informações. 

Já o contribuinte que declarou por meio do aplicativo da Receita, mas com sistema operacional iOS, deve procurar pelo recibo na pasta de arquivos do app. Em alguns casos, é preciso acessar o iTunes.

Unidades da Receita Federal


Se por algum motivo o contribuinte não conseguir recuperar o número do recibo da última declaração através das opções citadas acima, será necessário comparecer a uma das unidades de atendimento da Receita Federal.  

Dessa forma, verifique as unidades disponíveis e também a possibilidade de atendimento presencial. 


Pensando em todas essas complexidades e burocracias que envolvem a obrigação anual, nós, do DeclareFacil, criamos uma plataforma de IRPF que transforma todo esse processo de preenchimento e entrega da declaração em algo prático, que pode ser feito sem a contratação de contadores.

Ah, também vale dizer que diferente do programa ou aplicativo da Receita, nosso serviço não precisa ser baixado, logo, não é necessário atualizá-lo ano a ano. Além disso, oferecemos benefícios exclusivos, como:


Nosso serviço facilita essa obrigação tributária, além de oferecer segurança a todos os dados do contribuinte, de acordo com a
Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).