CARREGANDO

Digite para buscar

5 passos para gerar o código de acesso ao e-CAC

Muitos contribuintes relatam dificuldades para gerar o código de acesso ao e-CAC. Isso acontece, principalmente, porque quem não possui certificado digital, precisa realizar alguns procedimentos para obter a numeração que dá acesso ao Centro Virtual de Atendimento. 

 

gerar o código de acesso ao e-CAC


Por isso, preparamos um passo a passo bem fácil, que está de acordo com o novo formato utilizado pela Receita Federal, devido à integração do e-CAC ao gov.br. Dá uma olhada! 

Passo a passo para gerar o código de acesso ao e-CAC


1-
Acesse o portal o gov.br e clique em “Crie sua conta gov.br”.

gerar o código de acesso


2-
Após clicar no botão, selecione a forma como deseja realizar o cadastro, conforme as opções disponíveis. Dica: criar a conta através do CPF é mais simples.  


3-
Ao clicar na opção “número do CPF”, você será levado para a etapa de preenchimento dos dados. Além disso, é necessário aceitar os termos de uso do portal e confirmar que não é um robô.


4-
Nesta etapa, algumas pessoas recebem o aviso de que já possuem cadastro no gov.br. Se for o seu caso, é só retornar à página inicial do portal, inserir o CPF e clicar em “esqueci minha senha”. Em seguida, siga as instruções para recuperação do acesso. Mas se você não possuir conta, a tela seguinte solicitará a validação de alguns dados, por motivos de segurança, conforme mostra a imagem abaixo:


5-
Por fim, é só escolher como deseja receber o código para ativação da conta, se por SMS ou e-mail. O código recebido deve ser digitado na etapa seguinte, ao cadastrar a senha de acesso. Ah, não esqueça de guardá-los!


Viu como é simples gerar o código de acesso ao e-CAC? Agora, sempre que precisar, é só inserir a numeração, que também dará acesso aos serviços oferecidos pelo gov.br.  

Serviços disponíveis no e-CAC


Além de permitir a consulta à situação da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, o portal e-CAC oferece diversos outros serviços. Veja alguns a seguir:


O Portal e-CAC também oferece opções para pessoas jurídicas que acessam utilizando o certificado digital. 

E aí, conseguiu gerar o seu código de acesso? Qualquer dúvida, deixa pra gente nos comentários!

VEJA MAIS: Saiba como recuperar o recibo da declaração do IR