CARREGANDO

Digite para buscar

Como gerar o código de acesso ao e-CAC

Uma das dificuldades mais comuns do contribuinte é como gerar o código de acesso ao e-CAC, isso porque, quem não possui certificado digital, precisa dessa numeração para acessar o Centro Virtual de Atendimento, da Receita Federal.

gerar código de acesso ao e-CAC

Para desmistificar o assunto, preparamos um passo a passo bem fácil que explica como gerar o código de acesso ao e-CAC, além de mostrar os diversos benefícios da plataforma, dá uma olhada.

Ah, vale lembrar que a forma como explicaremos a seguir está de acordo com o novo formato que será utilizado a partir de 31 de agosto de 2020, devido à integração do e-CAC ao gov.br. Portanto, caso deseje criar o código de acesso mais antigo, pode acessar nosso texto sobre malha fina e como gerar o código do e-cac, disponível aqui.

Passo a passo para gerar o código de acesso ao e-CAC


1-
A primeira etapa é acessar o portal gov.br. Nele, clique em “Crie sua conta gov.br”.

gerar código de acesso ao e-cac


2-
Ao clicar no botão, selecione a forma como deseja realizar o cadastro, conforme as opções apresentadas.

gerar código de acesso ao e-cac


3-
A opção mais simples é pelo número do CPF, que te levará para a etapa de preenchimento do nome e CPF. Além disso, é preciso aceitar os termos de uso do portal e confirmar que você não é um robô.

gerar código de acesso ao e-cac


4-
É neste momento que algumas pessoas recebem o aviso de que já possuem cadastro. Se for o seu caso, retorne à página inicial do portal gov.br, insira seu CPF, clique em “esqueci minha senha” e siga os procedimentos para recuperação. Mas se não possuir conta, a tela seguinte solicitará a validação de alguns dados, por motivos de segurança, conforme a imagem abaixo.

como gerar o código de acesso ao e-cac


5-
Por fim, é só escolher como deseja receber o código para ativar a conta, por SMS ou e-mail. O código recebido deve ser digitado na etapa 4, ao cadastrar uma senha de acesso. Ah, não esqueça de guardá-los!

como gerar o código de acesso ao e-cac

Pronto, agora você já sabe como gerar o código de acesso ao e-CAC e poderá acessá-lo sempre que precisar, assim como também poderá contar com os serviços oferecidos pelo gov.br.

Serviços oferecidos no portal e-CAC

Aliás, além de consultar a situação da declaração do Imposto de Renda, você conhece quais são os demais serviços disponíveis no portal e-CAC?

  • Consulta, inscrição e alteração no Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física;
  • Acesso à situação fiscal, como pendências com a Receita Federal ou impressão de Darf para pagamento de débitos;
  • Alterações de dados bancários para restituição ou ressarcimento;
  • Consulta à compensação de ofício;
  • Simples Nacional;
  • Senhas e procurações;
  • Dívidas Ativas da União;
  • Validação e assinatura de documentos digitais;
  • Pedido de adesão ao Programa Empresa Cidadã.

Para se ter uma ideia, esses ainda não são todos os serviços disponíveis no portal, que também oferece opções para pessoa jurídica que acessa utilizando o certificado digital.

E aí, conseguiu gerar o código de acesso ao e-CAC e resolver o que precisava? Qualquer dúvida, conta para a gente nos comentários!