CARREGANDO

Digite para buscar

Download do programa IRPF 2020: veja o passo a passo

Como de costume, para preencher e entregar a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física é preciso realizar o download do programa IRPF da Receita Federal. Pensando nisso, preparamos um passo a passo que vai mostrar como é feito este processo.

download do programa IRPF

Antes de iniciar a instalação do programa IRPF 2020, é necessário fazer o download do software Java (versão 8). Caso não possua, é só clicar aqui. Ao acessar o site, siga os seguintes passos:

  1. Clique em “Download Gratuito do Java”;
  2. Posteriormente, clique em “Concordar e Iniciar Download Gratuito”;
  3. Após baixado o programa, vá na pasta “Meu computador” e depois em “Downloads”. Localize o Java e clique duas vezes para iniciar a instalação;

Em alguns casos, o computador solicita permissão automaticamente para instalação, excluindo a necessidade desta etapa. Se for o caso, clique apenas em “Instalar” e aguarde a conclusão do processo.

Pronto, feita a instalação do software Java em seu computador, acesse o site da Receita e siga as seguintes etapas:

1. No quadro “Computador” haverá as opções de instalação para Windows, Multiplataforma (zip) e Outros (Mac, Linux, Solaris). Selecione a que corresponde ao seu computador;
2. Se optar por Windows ou Multiplataforma (zip), clique em “Programa IRPF 2020” para baixá-lo;
3. Já se a escolha foi em Outros (Mac, Linux, Solaris), selecione o seu sistema operacional e clique em “Programa IRPF 2020” para baixá-lo;
4. Após baixado, siga os orientações do número 3 ou 4 da etapa anterior (Java).

Ao concluir a instalação, o programa criará um atalho do IRPF 2020 na sua área de trabalho. Então, basta acessar, inserir seus dados e dar início ao preenchimento da sua declaração de Imposto de Renda Pessoa Física.

Veio até aqui mas seu interesse é baixar o aplicativo no celular? A gente explica também! O app Meu Imposto de Renda está disponível para Android e iOS. Para baixá-lo, acesse este link, disponível para celulares Android. Já no caso do iOS, o link é este.

Em ambos os sistemas operacionais, o processo para utilizar o serviço Meu Imposto de Renda é o seguinte:

  • Quando instalado, o aplicativo exigirá o CPF, data de nascimento e confirmação de que o usuário “não é um robô”. Feito isso, é só iniciar a declaração do Imposto de Renda.

Ah, lembre-se que em casos de alteração/continuação no preenchimento da declaração, emissão do DARF de imposto devido ou qualquer outra opção que esteja relacionada às declarações já iniciadas ou concluídas, o usuário deverá utilizar o mesmo dispositivo ou ter o arquivo da declaração e ativar o celular para aquele perfil do contribuinte.

E aí, conseguiu? Conta pra gente como tem sido este processo de download do programa e preenchimento da sua declaração. Ah, se você também acha um tanto complicado todas essas etapas de baixar um software e instalá-lo, para somente depois conseguir baixar o programa da Receita e também instalá-lo, temos uma boa notícia!

A DeclareFacil tem uma plataforma que transforma todas essas etapas mais práticas e intuitivas, além de não exigir que o contribuinte baixe softwares ou programas. Além disso, será possível realizar análise de caixa para evitar a malha fina e fazer o acompanhamento da situação da declaração junto à Receita Federal, tudo em único lugar.


Acesse já nossa plataforma!