Pessoas físicas que desenvolvem atividades rurais precisam declarar Imposto de Renda? Depende. Entenda como funciona a declaração de Imposto de Renda para produtores rurais.
Está dentro dos parâmetros de obrigatoriedade quem obteve receita bruta superior a R$142.798,50 ou quem pretende compensar, no ano-calendário de 2019 ou posteriores, prejuízos de anos-calendário anteriores ou até mesmo do próprio ano-calendário de 2019.
Se você faz parte de um desses grupos, fique atento, pois conforme a legislação, é enquadrado como atividade rural:
No entanto, se o produtor(a) rural faturar abaixo do valor estipulado, mas se enquadrar em qualquer um dos parâmetros de obrigatoriedade, deve entregar a declaração e também preencher o Demonstrativo da Atividade Rural.
Além disso, contribuintes que tenham obtido receita anual superior a R$56 mil e/ou desejem compensar saldos de prejuízos, apurados em anos-calendário anteriores, devem ter em dia a escrituração do Livro Caixa e conservar os documentos fiscais comprovantes por pelo menos cinco anos.
É um livro auxiliar de registro contábil, onde o contribuinte soma as receitas e subtrai as despesas, ou seja, é utilizado para o registro e controle de entrada e saída do caixa.
Apesar de algumas pessoas relatarem dificuldade, preencher o livro caixa não é um bicho de sete cabeças. Para fazê-lo, é possível utilizar planilhas em papel ou digitais, como o Excel. Escolhida a melhor opção, basta ter em mente que você precisa anotar as seguintes informações:
Acima, trouxemos um exemplo de livro caixa referente a produtor com fluxo baixo, portanto, as transações demonstradas são mensais. Mas lembre-se, essa planilha pode remeter à movimentação diária, se necessário.
Uma outra opção, é o Programa para Escrituração do Livro Caixa da Atividade Rural, disponível no site da Receita Federal. Ele permite que você importe todas as informações para o programa do IRPF, complementando o preenchimento da Declaração de Ajuste Anual.
Viu, não é tão difícil assim, né? Se ainda houver dúvidas, não hesite em perguntar ao Cesar, nosso assistente virtual criado para te ajudar na declaração do Imposto de Renda. É só acessar:
https://cesar.declarefacil.com.br/