CARREGANDO

Digite para buscar

Como robôs podem te ajudar no Imposto de Renda

Os robôs de conversação, também conhecidos como chatbots, são parte do que o avanço da tecnologia oferece. Com eles, o modo como obtemos respostas na internet mudou, possibilitando auxílio praticamente instantâneo. 

chatbot no imposto de renda

Mas afinal, o que são chatbots e o que eles têm a ver com o seu Imposto de Renda? Nós te explicamos!

O que são chatbots?

O termo “chatbot” é uma abreviação para robô de chat, e também é conhecido como assistente virtual ou simplesmente bot. Eles são softwares que gerenciam a troca de mensagens e simulam a fala humana, ou seja, funcionam como um assistente virtual que se comunica e interage com as pessoas através de mensagens de texto.

Os chatbots podem ser utilizados em plataformas  e aplicativos, como Facebook Messenger e WhatsApp, dependendendo da necessidade da empresa. Um exemplo comum do uso desses robôs é para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Sabe quando você visita um site e uma janela é uma janela que abre no navegador da internet que apresenta informações de destaque do site, publicidade e/ou chat surge no canto da tela, disponibilizando o espaço para tirar dúvidas? Pois é, isso é um chatbot. Sim, eles estão muito presentes atualmente. 

Segundo relatório do Gartner, até 2020, 85% das interações dos consumidores serão feitas através de um mecanismo automático, isto é, um chatbot. Essa transformação é necessária para atender às expectativas dos clientes de maneira personalizada, fácil e rápida. 

E como o chatbot pode ajudar no Imposto de Renda?

Chegamos ao ponto. Você já conhece o César? Ele é o nosso assistente virtual tira-dúvidas sobre Imposto de Renda, em que você pode obter resposta sobre como declarar dependentes, gastos e rendimentos, verificar quem está isento e muito mais. 

O funcionamento dele é assim: à medida que o usuário escreve sua pergunta, o César identifica a necessidade com base em palavras e termos pré-estabelecidos no software. É como se o chatbot possuísse uma base de perguntas e respostas, que é acionado conforme a pergunta do usuário.

Cada resposta é escrita pelo desenvolvedor responsável, no entanto, para que o bot dê um retorno coerente, são adicionadas diversas expressões de linguagem que podem ser usadas por usuários. 

Agora que você já sabe o que são os chatbots e como eles funcionam, dê uma olhada no vídeo a seguir e entenda como o César pode te ajudar na declaração do Imposto de Renda.

Incrível, não acha? Que tal você fazer o teste agora? É só acessar o nosso assistente tira-dúvidas e perguntar o que você deseja saber sobre Imposto de Renda. Ah, e é de graça!