No programa IRPF da Receita, vá na ficha Bens e Direitos, clique em “Novo” e selecione o código “41- Caderneta de Poupança”. Nos campos disponíveis, informe o CNPJ do banco, conta e agência. Em “Discriminação” acrescente dados complementares, como nome de identificação para conta ou qualquer observação que considere relevante.
Já em nossa plataforma, basta acessar a aba “Receitas e Bens” e, em seguida, “Bens e Direitos”. Clique em “Adicionar itens” > “Aplicações e Investimentos” > “Caderneta de poupança”. Da mesma forma, insira o CNPJ do banco, conta e agência, além de informações complementares no campo “Discriminação”.
Por fim, em ambos os casos, ou seja, tanto no programa da Receita, como em nossa plataforma, é preciso acrescentar o saldo do ano anterior, em “Situação em 31/12/2018”, e o saldo do ano-calendário, em “Situação em 31/12/2019”.
Atente-se para informar somente o valor do ano calendário no segundo espaço, e não o valor atual no momento do preenchimento. Para isso, siga todos os dados contidos no informe de rendimentos.