CARREGANDO

Digite para buscar

5 despesas dedutíveis para dentistas no Imposto de Renda

As deduções são os valores que podem ser subtraídos da base de cálculo do IR. Com isso, o valor de tributo a pagar pode ser reduzido ou a restituição aumenta. 

Despesas dedutíveis para dentista

Os profissionais odontológicos não ficam de fora do benefício de deduções no Imposto de Renda. No entanto, é imprescindível que o dentista mantenha o controle dos gastos através do Livro-Caixa, além de guardar os documentos fiscais comprobatórios por, pelo menos, cinco anos. Isso porque, dentro deste prazo, a Receita Federal pode solicitá-los, a fim de conferir informações. 

A seguir, vamos listar 5 despesas que os profissionais da área de saúde bucal podem deduzir no Imposto de Renda. 

Despesas de custeio

Os gastos com passagens, hospedagens, alimentação e inscrição em congressos e seminários fazem parte da lista. No entanto, é imprescindível que os eventos possuam vínculo e/ou agreguem, de algum modo, na prática profissional do declarante. 

Materiais para trabalho

Os valores investidos em itens considerados necessários para a execução do trabalho, como seringa, luvas e resina, permitem o abatimento na base de cálculo do Imposto de Renda. Além disso, materiais de escritório também podem ser inclusos neste grupo. 

Funcionários

Despesas com pessoas que estão diretamente ligadas à realização do trabalho são aptas a entrarem na lista de deduções. 

Benfeitorias

Se o dentista trabalha em um imóvel alugado e realiza benfeitorias no local, ele tem direito ao ressarcimento. Caso isso não aconteça, o profissional pode inserir os gastos da reforma na sua declaração. 

Lembre-se que há despesas que não podem ser deduzidas, como acontece à aquisição de bens. Sendo assim, a compra de cadeiras, luzes especiais e balcões, por exemplo, não são válidas para dedução. 


Em nosso canal no Youtube, o contador e sócio Vicente Sevilha fala sobre diversos assuntos relacionados ao Imposto de Renda. Neste vídeo, ele dá dicas sobre como os profissionais autônomos podem organizar seus rendimentos.

Lembrou de mais alguma despesa dedutível? Conta para a gente nos comentários!